PROGRAMA EMPREENDA. EM AÇÃO!

agosto 7, 2017

Um estímulo ao desenvolvimento da cultura empreendedora nas disciplinas da UFVJM.

SOBRE O PEA

O Programa Empreenda. Em Ação! (PEA) surgiu do Movimento Empreenda. Em Ação! (MEA), criado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no ano de 2013, tendo como objetivo estimular a cultura empreendedora nas universidades de Minas Gerais, aproximando-as do setor produtivo e promovendo desenvolvimento econômico.

Maiores Informações: Clique Aqui!

 

FASES DO PEA 2017/2018

O PEA 2017/2018 acontecerá entre abril de 2017 e agosto de 2018, em cinco fases:

  • Fase 1 – Seleção das instituições de ensino superior

Período: abril – junho/17 (ENCERRADA)

A primeira fase foi a seleção das instituições de ensino superior (IES) através do Edital de Chamamento Público DevelOP 01/2017 –  Clique Aqui!

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi uma das dezesseis IES selecionadas para participar do PEA 2017/2018, através de iniciativa coordenada pela Profª Giovana Ribeiro Ferreira do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT)/Campus Janaúba, com apoio do CITec/UFVJM.

  • Fase 2 – Divulgação nas IES e desenvolvimento dos projetos nas disciplinas

Período: julho/17 – fevereiro/18 (EM ANDAMENTO)

Nessa fase, as IES selecionadas apresentarão o PEA para a comunidade e será realizado na disciplina de empreendedorismo, o desenvolvimento dos projetos pelos alunos, através de equipes que competem na idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócios reais.

Neste sentido, está aberta a chamada para inclusão das disciplinas de graduação ou pós-graduação da UFVJM interessadas em participar do PEA 2017/2018 e que atendem os critérios.

Prazo para cadastro: até 04/09/2017
Edital da chamada: Clique Aqui!
Formulário para cadastro: Clique aqui!

  • Fase 3 – Realização do Evento Local do Empreenda. Em Ação! (ELEA) na UFVJM

Período: fevereiro/18 (data a definir)

O Evento Local do Empreenda. Em Ação! (ELEA) será o evento local da UFVJM onde os projetos desenvolvidos pelos estudantes nas disciplinas de empreendedorismo participantes são apresentados em formato pitch para uma comissão avaliadora local.

Essa fase é classificatória para os projetos e irá ocorrer no Campus de Janaúba da UFVJM, quando serão selecionados os três primeiros projetos que passarão para a próxima fase.

  • Fase 4 – Preparação dos finalistas da UFVJM

Período: marca – junho/18

Os três projetos selecionados no ELEA/UFVJM serão preparados para a Grande Final do Programa Empreenda. Em Ação! (GFEA). Com o suporte da DevelOP, as equipes finalistas irão aprimorar seus projetos na metodologia Modelo de Desenvolvimento de Novos Negócios Empreenda. Em Ação! (MDEA), para que na GFEA os projetos possam competir a partir de parâmetros comparáveis.

  • Fase 5 – Realização da Grande Final do Programa Empreenda. Em Ação! (GFEA)

Período: julho – agosto/18 (data a definir)

A Grande Final do Programa Empreenda. Em Ação! (GFEA) será o evento que reunirá os projetos melhores classificados de cada ELEA na cidade de Ouro Preto/ MG. Nessa fase os projetos finalistas da UFVJM efetivamente participarão e concorrerão a investimentos e prêmios.

Espera-se que os projetos de destaque, bem como suas respectivas IES, tenham visibilidade na imprensa e entre o setor de investimento em novos negócios, fomentando assim a cultura empreendedora mineira. Caberá à DevelOP buscar formas jurídicas viáveis para investimentos nos projetos, através de seus parceiros.